Istanbul

Istanbul Mesquita Azul 27/05/2014

Istanbul
Mesquita Azul
27/05/2014

Decidi iniciar este post com uma foto, pois nada melhor descreve Istanbul, Turquia.

Para o meu aniversário de 2014, escolhi Istanbul, e sinceramente, foi uma escolha surpreendente.

Istanbul é uma cidade fascinante, pois ao mesmo tempo que é muçulmana também é muito ocidentalizada. Eu diria que seria o encontro dos mundos, e que geograficamente, comprova minha teoria. Pois, a cidade fica na divisa da Europa com a Ásia, uma junção quase que mágica.

Bósforo - É um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. (wikipedia) 24/05/2014

– Bósforo – É um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. (wikipedia)
24/05/2014

A cidade também oferece um paraíso para compras. É de enlouquecer. Eu tinha vontade de comprar tudo, principalmente as luminárias. Mas, a minha estratégia foi a seguinte: viajei somente com uma pequena mala de mão, desta forma, não tinha muito espaço para compras. Consequentemente, o cartão de crédito estava a salvo.

o Grand Bazaar é um dos mais antigos e maiores mercados do mundo. Possui 61 ruas cobertas e mais de 3000 lojas.

o Grand Bazaar é um dos mais antigos e maiores mercados do mundo. Possui 61 ruas cobertas e mais de 3000 lojas.

Confesso que mais interessante do que fazer compras, é ouvir os vendedores tentando acertar a nacionalidade dos clientes. Eu e o Gustavo éramos constantemente abordados em italiano. Caso não respondêssemos ao italiano, o vendedor já puxava um espanhol. E quando então confessávamos nossa origem, era a glória. Um “bom dia” daqui, e um “Ronaldinho” acolá.

Coisinhas lindinhas que eu encontrei pelas ruas do Grand Bazaar.

Coisinhas lindinhas que encontrei pelas ruas do Grand Bazaar.

Uma explosão de cores e opções.

Uma explosão de cores e opções.

Eu não sabia a utilidade desses adornos, mas a vontade era de comprar todos.

Eu não sabia a utilidade desses adornos, mas a vontade era de comprar todos.

Qual comprar? Qual cor escolher? Qual tamanho?

Qual comprar? Qual cor escolher? Qual tamanho?

 

Acredito que a história mais engraçada da viagem não se deu no Grand Bazaar, mas no dia em que fomos abordados pelo dono de um restaurante, que assim como os vendedores do mercado, ficam praticamente “atacando” as pessoas na rua para que então entrem em suas pequenas lojas. E, depois de muitas tentativas dele, apelando para todos os idiomas possíveis para nos vender o seu “peixe”, aceitamos entrar no estabelecimento.E. até chegarmos a nossa mesa, o senhor turco ficou elaborando, ou tentando pelo menos, várias frases em português. A palavra português foi traduzida por “portuguish” por ele. Logo pensei, deve ser uma mistura de Portuguese com English. 

Engraçadinha eu, não? O importante é que a comida estava ótima, e o mais relevante ainda, o vinho branco foi servido gelado. A vista também não deixava a desejar. Resumindo, uma refeição perfeita.

Restaurante turco em Sultanahmet. Ao fundo, podemos ver a Hagia Sofia, uma igreja/mesquita que virou um museu. Fica a dica para conferir o lugar.

Restaurante turco em Sultanahmet. Ao fundo, podemos ver a Hagia Sofia, uma igreja/mesquita que virou um museu. Fica a dica para conferir o lugar.

Ao terminarmos a refeição, o proprietário apareceu novamente, todo atencioso, e mais uma vez nos convidou para retornar-mos ao local a noite. Pois uma cantora muito famosa (de acordo com ele) iria cantar músicas em muitos idiomas, inclusive  em portuguish. Olha que oportunidade!

Agradecemos tanta gentileza e hospitalidade, e fomos nos despedindo. O senhor olhou para nós e todo sorridente disse:

– Bonasoledi!

Eu olhei para o meu namorado, e esse olhou para mim e dissemos baixinho:

– Será que era portuguish?

 

 

 

14 thoughts on “Istanbul

  1. Neusa Evaldt diz:

    Débora, qdo penso em vc me vem a imagem de uma menina meiga, olhar doce, impecável em seu visual com aquele uniforme cinza da Varig e radio em punho,sempre disposta nos seus afazeres. Por isso hj, vc esta onde esta por merecimento. Muito obrigada minha querida por tantas vezes q me ajudastes e sequer t disse um agradecimento mas pode ter certeza q sempre t considerei e considero uma guerreira. Bjs

  2. Juliano Kerecki diz:

    Estou curtindo muito esse teus posts, porque eles falam de um dos assuntos que mais me interessam: as viagens pelo mundo afora!! Não vejo a hora de chegar o dia em que tu irás descrever o meu “melhor lugar do mundo” : Veneza

  3. Wow that was strange. I just wrote an really long comment but after I clicked submit
    my comment didn’t appear. Grrrr… well I’m not writing
    all that over again. Regardless, just wanted to say
    wonderful blog!

Deixe uma Resposta

