Galley FM 2

Basta o serviço na cabine acabar  para a tripulação se reunir nas suas respectivas galleys e então dar início a “fofocaiada”. Os assuntos são variados, mas, o mais comum e quase sempre o único é : relacionamentos.

Não importa as idades, as nacionalidades, o estado civil, o tópico  torna-se interessante em qualquer modalidade, desde que seja sobre conflitos nos relacionamentos. Quem está casado chora as mágoas, quem está solteiro confessa suas angústias para encontrar o Mr. ou Mrs. Right. (aquele que vai consertar tudo).

E, eu penso ” Por favor, somos tantas nacionalidades trabalhando juntas, tantas diferenças culturais, tantas questões muito mais relevantes a serem discutidas e a conversa sempre se resume nos relacionamentos”

Houve épocas em que eu me afastava dos grupinhos, ou participava como ouvinte. Não que eu não tivesse minhas questões a serem discutidas, mas pelo simples fato que já estava entediada da mesma novela.

Porém, um dia lendo um livro de umas das minhas escritoras prediletas, Elizabeth Gilbert, ela relatou a seguinte história:

Deborah (mesmo nome!!!) era uma psicóloga, a qual tinha sido convidada para participar de um programa de apoio a um grupo de refugiados do Camboja. Um tanto quanto preocupada, Deborah perguntou-se que tipo de suporte ela poderia oferecer aquela gente, que já havia sofrido tanto. Mas, mesmo receosa, seguiu em frente. Para sua surpresa, Deborah se deparou com as seguintes questões: relacionamentos. Os refugiados não queriam conversar sobre o sofrimento da guerra, ou do fato de alguns deles terem testemunhado suas famílias serem mortas diante de seus olhos. Não, eles queriam falar sobre aquela pessoa que eles conheceram no barco dos refugiados, da incerteza sobre o amor de tal pessoa e assim por diante.

Foi a partir daí que cheguei a conclusão de que não importa nacionalidade, posição social, orientação sexual, diferenças culturais, somos definidos pelos nossos relacionamentos. As pessoas que amamos e as que nos amam.

E, depois de uma época sem participar muito das conversas, me juntei ao grupo novamente. E viva a terapia de grupo!

DSCN3501

Esta foto foi tirada em 2011, em um voo a caminho de Durban – África do Sul. Gustavo (meu namorado) foi comigo, como meu passageiro. Nesse dia os holofotes estavam em mim. Minhas colegas queriam saber tudo…quem ele era, a quanto tempo estávamos namorando (3 meses na época), quais nossos planos, etc. Porém, hoje em dia as perguntas não são diferentes e poderia escrever uma lista dos questionamentos: 1. Tem namorado? 2. Se sim, ele é da onde? 3. Se não, por que? – Agora, como que sabemos o porque exato de não termos um namorado? 4. Ele mora em Dubai? 5. Se sim, o que ele faz? 6. Para minha sorte ele também é comissário de bordo! Ufa! Já eliminei muitas outras possíveis perguntinhas. E a lista continua, um dia talvez eu publique a ordem exata de como esses questionários acontecem.

 

3 thoughts on “Galley FM 2

Deixe uma Resposta

