Veneza

Certa vez um amigo do Facebook postou o seguinte comentário em uma de minhas fotos de viagem: “Débora, tu és como o Marco Polo da atualidade”. Gente, fiquei super lisonjeada, que elogio, hein?! Mas, eu não sabia muito sobre o Marco Polo. Portanto, fui fazer uma pesquisa básica no Google, para entender um pouco a comparação.

Marco Polo foi um grande viajante italiano, era mercador, embaixador e explorador. Nasceu em 1254 e viveu até 1324. Foi um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda. (wikipedia)

Rota da Seda

Rota da Seda – imagem retirada da wikipedia.

 

Marco Polo passou boa parte de sua vida viajando e explorando novos lugares. Escreveu livros sobre o assunto, que inclusive inspiraram Cristóvão Colombo.

“Ainda existem dúvidas quanto a se Marco Polo fez tudo o que alegou ou se simplesmente narrou histórias que ouviu de outros viajantes. Mas, quaisquer que tenham sido as fontes de A Descrição do Mundo, de Marco Polo, os eruditos reconhecem sua importância. “Nunca antes ou desde então…” , diz um historiador, “…um homem forneceu tão imensa quantidade de novos conhecimentos geográficos ao Ocidente.”

O livro de Marco Polo, Il Milione ou As Viagens, é um testemunho da fascinação do homem por viagens, novas paisagens e terras distantes.”(wikipedia)

Tá aí! Essa última parte do parágrafo anterior. Talvez o que faz a comparação tornar-se válida com Marco Polo, pois eu simplesmente sou fascinada por viagens, por novas paisagens e terras distantes.

E o melhor de tudo, Marco Polo era de Veneza! A bela Veneza.  Como não amar e se sentir inspirado em Veneza? Eu tive o privilégio de visitar essa cidade fascinante algumas vezes. Acho que pude entender melhor o nosso amigo explorador.

securedownload

As ruas alagadas.

securedownload-2

Tenho certeza que os corações ficam mais apaixonados em Veneza.

securedownload-6

Enquanto estiver por lá, recomendo dar uma de Marco Polo. Saia sem rumo, com o seu instinto explorador. Perca-se e tenho certeza que encontrarás belezas raras.

securedownload-5

E o que dizer das cores? Das luminárias? Quanta beleza em um lugar só.

securedownload-10

Construções antiquíssimas. Não existe uma data específica de quando Veneza foi “descoberta”. Mas há registros que tenha começado a crescer a partir do século V.

securedownload-7

Há beleza a qualquer hora. A noite, misteriosa, revela mais encantos.

securedownload-13

Pontes por todos os lados, que interligam os canais.

securedownload-18

Que tal comprar uns souvenirs?

securedownload-20

Passeio de Gondola é obrigatório.

 

Veneza também já foi cenário de conflitos. E, talvez por isso, que Marco Polo tenha ganho a estrada. Mas acabou voltando. Quem não voltaria? Obviamente que não incluí muitas outras fotos de lugares maravilhosos da cidade, como a ponte Rialto, a Praça São Marcos e assim por diante. Até porque devo ter mais de 600 fotos do lugar. (risos). Agora vocês tem que ir lá para descobrir o resto.

A figura abaixo mostra a rota que Marco Polo cursou. Um desbravador de novas terras. E, se estiverem em Veneza, não deixem de visitar a Igreja de São Lorenzo, onde está enterrado esse grande historiador, Marco Polo.

640px-Chiesa_di_San_Lorenzo

Igreja de São Lorenzo, onde Marco Polo foi enterrado. O prédio foi reconstruído em 1592, e encontra-se neste estado atualmente. Vale a pena conferir.

 

640px-Travels_of_Marco_Polo

Essa foi a trajetória de Marco Polo.

Sinto-me privilegiada pela oportunidade de ter conhecido outros lugares por onde Marco Polo andou. E mais sortuda ainda, por ter feito todo o trajeto de avião. Porque cá entre nós, viajar nos anos de 1300 era bem diferente do que viajar nos dias de hoje. Avião tem eletricidade, banheiro, cobertinhas, ar condicionado, wifi…..

Anúncios

4 thoughts on “Veneza

  1. Juliano Kerecki diz:

    Não tenho palavras pra descrever o quanto eu gosto de Veneza. Pra mim ela é, certamente, “O” destino mais fascinante do mundo. Teu amigo do Facebook tem razão em te comparar a Marco Polo. Obrigado por teres atendido meu pedido de publicar um artigo sobre Veneza aqui no “flordeviagem”. E falando em Marco Polo, nada melhor que ler esse teu lindo artigo ouvindo justamente a música de Loreena Mckennitt, chamada “Marco Polo”. Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s