Caviar

Atualmente eu trabalho na primeira classe do avião. E antes que perguntem, eu nunca tive o privilégio de ter como passageiro nenhuma celebridade de Hollywood.
Muitas são as histórias que eu teria para contar sobre os meus passageiros de primeira classe. Mas, hoje contarei uma sobre o caviar.
Acredito que um diferencial de se viajar de primeira classe, além do espaço da poltrona, privacidade e uma excelente carta de vinhos, é poder apreciar um bom caviar.
Mas o que é caviar?

“O Caviar é uma iguaria feita a partir de ovas de um peixe.  Pode ser servido como aperitivo ou como guarnição. Conhecido pela sua textura amanteigada e sabor deliciosamente salgado, o caviar também é rico em muitos nutrientes”. (wikipedia)

Em outras palavras, comer caviar é chic, é coisa de rico, é pra quem pode mesmo. (risos).

E, para um passageiro que está pagando cerca de 25 mil reais por uma passagem de primeira classe em um trecho São Paulo – Dubai, é um indivíduo que merece um bom caviar iraniano.

Sendo assim, em um dia qualquer, a bordo de um voo para Europa qualquer, eu tinha o Senhor Alberto como meu passageiro. Ele estava muito deslumbrado com toda finesse da primeira classe. Ele experimentou uma boa taça de Dom Pérignon e então fez o pedido de entrada: caviar.

– O senhor gostaria do seu caviar com todos os acompanhamentos tradicionais?

– Sim, por favor!

Normalmente, o caviar é servido com cebola picada, gema e clara de ovo picada, nata e limão. O caviar então é colocado no centro do prato com todos os acompanhamentos a sua volta. A pessoa escolhe a melhor forma de comer, mistura, ou não, coloca sobre o blinis, ou come de colher. Fica a critério de cada um. É recomendável tomar um shot de vodka gelada juntamente.

images-2

Um exemplo de como o caviar é servido. (google images)

CaviarPlate3

Todos os ingredientes bem picadinhos. O caviar vai no meio. A atração principal.

Portanto, preparei um prato de caviar caprichado para o Sr. Alberto. Ele também fez questão do shot de vodka gelada.

Para minha surpresa, ao recolher o prato do passageiro, eu perguntei:

– Tudo certo com o seu caviar?

– Sim, uma delícia, só não gostei dessa coisa preta aí no meio.

Bom, para falar a verdade eu também não sou muito fã do sabor do caviar, eu gosto mesmo é de arroz e feijão. (risos). Enfim, não disse nada para o meu estimado passageiro, pois gosto não se discute.

 

caviar_prd_557_org

Tradicionalmente a designação “caviar” é apenas utilizada para as ovas provenientes das espécies selvagens de esturjão, principalmente as do Mar Cáspio e seus afluentes, em regra oriundas da Rússia ou do Irã (caviar Beluga, Ossetra e Sevruga). Estas ovas, consoante a sua qualidade (sabor, tamanho, consistência e cor), atingem presentemente (Fevereiro de 2010) preços entre os 6.000€ e os 12.000€ o quilo no mercado europeu ocidental, estando associadas a ambientes gourmet e de alta cozinha (haute cuisine). (wikipedia)

Anúncios

17 thoughts on “Caviar

  1. santanna diz:

    Oi…bacana seu post, eu tive o previlégio de ainda pegar um pouco o glamour da first na varig, durante 5 anos na rota los angeles, fiz alguns vôos trabalhando na first, ou na galley ou atendendo os pax…Aprendi muito sobre caviar e comida japonesa, que embarcava toneladas na first (o que a gente comiaaaa…) tinha latinhas de caviar aos montes, ótimos champs, vinhos, e rezava para sobrar bastante nihon riori (comida japonesa) e latinhas de caviar…e sobrava…!!! happy hour regados com caviar, ou trazia pra casa pra se exibir com os amigos, namorada..kkkkk

  2. Katia Duarte Pereira diz:

    Adorei !!!!!
    Vou ser sua fã …
    Deve ter mtas historinhas para contar .

    Ahhh, sou AMIGA da sua sogra Marildinha

    Bjs e Prazer em conhece-la !!

  3. Adoro essas tuas histórias…sabes disso. São divertidas, curiosas e muito bem contadas. Quando eu for viajar na primeira classe vou pedir caviar e Don Perignon rsrrsrsrs

  4. Silvinha diz:

    A coisinha preta do meio eh estranha mas eh boa… Adorei ler essa e vou ler todas as flores da suas viagens!! Beijinhos Debby!! Como diria uma chefe de voo , “Keep it up”… 😉

  5. Maiara diz:

    Eu sou que nem o Sr Alberto. Nao pela ignorancia pouco glamurosa para um pax de First, mas por gostar de tudo que vem nesse prato, menos a “coisa preta”. Afff nao entendo como algo tao ruim pode ser tao caro e requisitado! Bom e isca de peixe a milanesa com limaozinho por cima! Hehehe

  6. Juliano Kerecki diz:

    Enquanto isso, a comissária antigona (impecável) da VARIG pergunta pra novinha da Gol: “Querida, você sabe o que é caviar?” Chamando na palma da mão e sambinha no pé ela responde: “Nunca vi nem comi, eu só ouço falar!” Kkkkk

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s