Um pouco da Índia

O pavor de qualquer tripulante que trabalha na primeira classe é ter que ajudar em outra classe do avião. A verdade é que já nos acostumamos com um número pequeno e seleto de passageiros, e quando temos que enfrentar uma cabine de 300 pessoas, dá um medinho. (risos) Mas, quando não temos nenhum passageiro na classe dos ricos e famosos, o jeito é oferecer nossos serviços por outras bandas.

Foi assim, que outro dia em um voo para Índia, eu fui dar uma ajudinha na classe econômica. Como eu já perdi o pique de entregar 39 bandejas em 5 minutos, eu pedi para fazer o bar. Eu era a bar tender da econômica. Ao oferecer uma bebida a essas duas passageiras indianas, elas recusaram. As duas estavam muito bem vestidas, com seus saris coloridos e seus cabelos adornados com flores de jasmim. Mas, ficaram olhando para o carrinho cheio de bebidas, aquele olhar de criança que quer algo dali, mas que a mãe disse que não podia pedir nada.

Eu observei que elas não tinham as bandejas com a refeição a sua frente, e foi então que perguntei:

– Vocês não estão com fome? Não querem nada para comer?

As duas riram, aquele riso de criança envergonhada, que talvez não possa falar com estranhos.

E, uma delas revelou:

– É que foi nosso irmão que comprou nossas passagens, não sabemos se ele pagou pela comida também.

Nossa, fica aqui registrado o aperto no coração que me deu. Acredito que meus olhos encheram-se d’agua. Mas, de uniforme, e na frente dos demais passageiros, que neste momento olhavam para mim, eu não podia chorar.

Eu sorri e disse:

– Tenho certeza que ele pagou pela comida e pela bebida de vocês neste voo.

A felicidade delas era visível em seus sorrisos. Escolheram a opção vegetariana e um suco de manga cada uma.

Por fim, eu fui ajudar e quem recebeu a lição fui eu.

P.s. Eu sei que muitas empresas cobram pelo serviço de bordo, mas não é o caso da minha empresa.

IMG_1512

Eu adoro um sari. Não sei se a minha paixão é pelas cores, ou pelos tecidos. Eu simplesmente acho lindo.E, por minhas andanças pela Índia, já adquiri alguns saris. Tive a oportunidade de usar um deles nesta celebração indiana que se chama Diwali. “O Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogo de artifício. Este festival celebra, entre outras histórias, a destruição de Narakasura por Sri Krishna, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal”.(wikipedia)

IMG_1516

O sari, na verdade é um pedaço de pano que chega a medir 8 metros. O segredo está no enrolar no corpo, nas dobras, no drapeado. Tudo requer uma técnica que somente as indianas têm. Eu já tentei colocar os meus inúmeras vezes, mas sempre acabo recorrendo a vídeos no Youtube, que ajudam bastante.

 

 

7 thoughts on “Um pouco da Índia

  1. Achei essa postagem muito especial. A história relatada me comoveu. E, fiquei pensando na importância do teu trabalho de comissária. Porque com a tua sensibilidade oportunizasse um grande momento às duas pessoas e ainda conseguisse ver nisso uma aprendizagem para a tua vida. Muito bacana. E, os sáris….ahhhh os sáris…muito lindos e ficaram mais lindos ainda nessas duas queridas. Beijos

Deixe uma Resposta

