Moscou

Vira e mexe alguém me diz : ” Nossa, tu não parece Brasileira”. E a minha resposta sempre é a mesma: ” Mas, o que é parecer Brasileiro?” . Somos um povo de todas as cores, formas e muitas descendências.

Algumas vezes as pessoas olham para mim e “chutam” uma nacionalidade, e daí a lista é enorme: Maltesa, Iraniana, Libanesa, Italiana, Francesa, Espanhola, Indiana, etc. E eu costumo brincar: ” Pois é, a minha mistura de Russo com Brasileiro dá em Libanês”, ou qualquer a outra nacionalidade que a pessoa tenha arriscado.

No entanto, a verdade é que eu tenho um pouco de sangue Russo, pois o pai da minha mãe veio daquelas bandas de lá. Infelizmente, não o conheci e também não sei muito de sua trajetória. Mas, sabemos seu nome: Maximus, o qual foi casado com minha avó Carolina, e se não me falhe a memória, tiveram nove filhos juntos, os “Belucas”.

Portanto, toda vez que vou à Russia, me bate aquela sensação de que um dia eu possa encontrar algum parente, um primo distante, quem sabe?

DSCN3085

Estar em Moscou no verão é uma bênção, pois no inverno as temperaturas são gélidas.

DSCN3104

A Praça Vermelha (em russo: Красная площадь, Krasnaya ploshchad) é uma famosa praça em Moscou, conhecida pelos desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética. A praça separa a cidadela real, conhecida como Kremlin, do bairro histórico de Kitay-gorod. Como grandes ruas de Moscou partem da praça em várias direções, prolongando-se em rodovias para fora da cidade, a Praça Vermelha pode ser considerada como a praça central de Moscou e de toda a Rússia. O nome de Praça Vermelha não deriva da cor dos tijolos ao seu redor, nem da associação da cor vermelha ao comunismo; na verdade, o nome surgiu porque a palavra russa красная (krasnaya) pode significar tanto “vermelho” como “bonito”. A palavra foi empregada originalmente (com o sentido de “bonito”) à Catedral de São Basílio, e foi mais tarde transferida à praça adjacente. (wikipedia)

 

DSCN3115

A Catedral de São Basílio (em russo: Собор Василия Блаженногo/Sobor Vasiliya Blazhennogo), é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astrakhan, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV.1 2 Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Campanário de Ivã, o Grande, em 1600. (wikipedia)

DSCN3133

A Rússia é a terra do Ballet Bolshoi.

 

IMGP7990

Por sorte minha, já pude visitar Moscou em tempos frios. Apesar de que neste dia, em especial, ainda não estava nevando, e as temperaturas estavam toleráveis ao corpo humano.

 

 

IMGP8012

Mas, Moscou fica linda também toda branquinha. A neve caindo, o frio batendo, não tem nariz que não fique vermelho. (risos)

IMGP7980

Apesar dos tons cinzentos que predominam na cidade de Moscou, ao chegar no Kremlin, cores quentes iluminam o lugar. Kremlin (Кремль), sinônimo de “fortaleza” em russo, refere-se a qualquer complexo fortificado encontrado nas cidades russas históricas. A palavra é mais freqüentemente utilizada em referência ao mais conhecido deles, o Kremlin de Moscou, sede do governo da Rússia e da extinta União Soviética. É uma das maiores atrações turísticas da cidade de Moscou. (wikipedia)

Moscow_July_2011-49

A vista é deslumbrante.

 

DSCN3087

E, antes de ir embora, não deixe de comprar uma lembrancinha. As matrioskas são todas lindas. Difícil é escolher uma só.

 

IMGP7975

Olhando para esse branco da neve, pensei no meu avô. Acredito que ele tenha fugido do frio daquela terra. Saiu feliz e contente procurando o calor que o Brasil oferecia.

Moscou é fascinante, tanto no inverno como no verão. E, dos meus 25% de russo, só sei dizer: Spacibo! Obrigada.

4 thoughts on “Moscou

Deixe uma Resposta

