Manias

Trabalhar com mais de 100 nacionalidades nem sempre é fácil. Além das diferenças culturais, tem as diferenças de personalidades. E, muitas vezes resultam em conflitos.

Outro dia estava operando um voo para Colombo, no Sri Lanka. Juntamente comigo estava uma comissária Australiana, e o chefe de equipe do Líbano. Nós três estávamos atendendo aos passageiros da primeira classe. Enquanto estávamos esperando a chegada dos nossos passageiros, decidimos fazer uma boquinha.

A nossa empresa oferece umas comidas especiais para tripulantes, tais como pequenas saladas, frutas e os famosos crudités, que são na verdade tiras de salsão e cenoura crus. Uma opção light. Porque nos preocupamos com nossa figura, não é verdade? (risos)


images-2crudites-dip

Os crudités vem acompanhados de molhos, tais como hummus (pasta de grão de bico), e outro com maionese e ervas finas.

Eu peguei a bandeja com as tiras de vegetais e coloquei em cima da bancada da galley. E, enquanto conversávamos, íamos beliscando nas tiras de cenoura. Ora mergulhando uma tira nos molhos, ora não.

De repente a colega Australiana teve um chilique. Olhou para o Libanês e disse:

” Você está usando o molho duas vezes?”

“Como assim?” – perguntou o chefe de equipe.

“Sim, tu pega uma tira de cenoura, molha no hummus, dá uma mordida e depois molha de novo. Isso é nojento. Pois, se eu for usar esse molho, ele estará contaminado com a sua saliva. E, isto não é nada higiênico.”

Ele pediu desculpas, disse que não faria mais isso. Eu fiquei sem reação, pois na verdade não tinha percebido se havia cometido o mesmo crime ou não.

Quando a menina do país dos cangurus se ausentou, o Libanês me revelou:

” Débora, eu já servi no exército do Líbano. E, teve um período em que fui preso. Na prisão eles me serviam comida no chão. Não havia talheres nem pratos. Pegava a comida com a mão do chão mesmo. Se eu não morri lá, por falta de higiene, será que corro algum risco aqui de dividir o molho dos crudités?’

Eu ri.

2 thoughts on “Manias

  1. Débora, querida. Esse teu relato daria um ótimo ” case” para estudos psicológicos! Fico imaginando quantas situações vocês vivenciam lá no ar! Senhor! Socorro! Quanta rigidez existe no ser humano! Adorei a postagem. Já, aguardando a próxima! Beijos

Deixe uma Resposta

