Mares e Oceanos

Mês passado estava operando um voo para a Varsóvia. Estava passando pela cabine da econômica quando fui abordada por um passageiro com a seguinte pergunta:

– Afeganistão?

– Desculpa, senhor?

– A tua bandeira, é do Afeganistão?

– Não senhor, esta bandeira aqui no meu peito é do Brasil. É de lá que eu sou.

– Você tem certeza? Porque essa bandeira está muito parecida com a bandeira do Afeganistão.

– Sim senhor, tenho certeza da minha procedência e bandeira.

af

Para esclarecermos, esta é a bandeira do Afeganistão.

Conversa vai, conversa vem, ele olha para o airshow, no qual se é possível acompanhar a rota que o avião está fazendo até o destino e pergunta:

-Estamos passando pelo mar Cáspio?

Eu olhei para o mapa, realmente estávamos passando por um mar ou lagoa, ou algo assim. Mas não soube dar a informação exata e respondi:

– Não sei ao certo se é o mar Cáspio, mas posso ligar para o piloto e perguntar, ele com certeza vai saber.

Ele se volta para mim e diz:

– Não se preocupa querida, tu és do Brasil, só sabe identificar o Rio Amazonas e o Oceano Pacífico no mapa.

Um minuto de silêncio. Não tive coragem de corrigi-lo, pois já o tinha decepcionado com a bandeira, acho que seria quebrar o coração dele demais se revelasse que o Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico.

E, é aquela velha história: o cliente sempre tem razão.

Mapa-Mar-Caspio

Para o nosso conhecimento: O Mar Cáspio fica belas bandas do Irã mesmo, e seria bem possível que estávamos passando por lá na ocasião daquele voo. A rota do voo de Dubai para a Varsóvia, Polônia, realmente passa pelo Irã até chegar na Europa. Lição aprendida, agora eu sei onde fica o Mar Cáspio.

2 thoughts on “Mares e Oceanos

  1. Essa foi boa! Aliás, muito parecidas as bandeiras rsrsrrsrs…como também não há diferença entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico. rsrsrs
    Adorei! Mas, pelo menos valeu pra aumentar a nossa cultura sobre o mar Cáspio!!! Beijos

Deixe uma Resposta

