A história do Tsuru

Há alguns anos eu operei um voo para o Japão. Eu já estava trabalhando na classe executiva. Mas, durante o voo eu precisei buscar alguns equipamentos que estavam estocados na galley traseira do avião, ou seja, na econômica. Ao caminhar pelo corredor da econômica, uma senhora me parou e começou a gesticular, me pedindo algo. Ela falava japonês somente. Fazia desenhos quadrados com as mãos, como se mostrando o formato de algo que gostaria muito. Eu comecei a falar em inglês com ela, na tentativa de compreender o pedido. E assim eu fui indo ” a senhora gostaria de suco? Água?  Café?” Porém, não teve jeito, eu não consegui acertar o pedido da senhora. Eu pedi licença para ela e fui buscar uma falante de japonês. A qual me informou que a senhora gostaria de um pacotinho de biscoitos salgados que tínhamos abordo na época. Por isso a forma quadrada. Prontamente busquei uns pacotinhos para ela. Recebi um “arigat0” e um sorriso.

O voo seguiu tranqüilamente, pousamos em Osaka, e os passageiros começaram a desembarcar. Devido a minha posição naquele voo, eu me encontrava na porta de saída do avião, e estava me despedindo dos que passavam por ali. De repente, a senhora do pacotinho de biscoitos aparece na minha frente e me entrega um pequeno tsuru. Um pássaro feito de origami, técnica de dobradura de papel, feito com o forro da bandeja da refeição da econômica. E, mais uma vez, com um olhar muito agradecido ela me diz novamente obrigado em sua língua e desembarca com um sorriso imenso no rosto.

Aquele gesto me tocou. Pois, eu não havia a salvo de nenhuma evacuação, ou coisa pior. Eu havia lhe dado somente um pacote com biscoitinhos salgados. Eu guardei aquele pequeno pássaro em papel por muito tempo. E, por interesse na técnica do origami, também aprendi confeccionar os meus próprios tsurus, assim chamados.

Tempos depois, descobri o significado deste pássaro. É uma lenda muito bonita, e ao presentear alguém com o mesmo, estamos desejando longevidade e saúde.

 

tsuru

O Tsuru é uma ave, espécie da família dos grous (cegonhas), nativa do Japão. Ninguém sabe desde quando existia uma lenda no Japão segundo a qual, aquele que fizesse mil tsurus de origami teria um pedido atendido pelos deuses. Atualmente, nas festas de Ano Novo, casamento, nascimento e em comemorações festivas em geral, a figura do grou está presente nos enfeites ou nas embalagens de presentes, simbolizando saúde e fortuna. Costuma-se dizer que esta ave, assim como a tartaruga, é símbolo de longevidade. (wikipedia)

 

Em Janeiro de 2016, passados muitos anos da minha vivência com a senhora do tsuru, eu descobri que estava grávida. E, parei de voar. Mas, as histórias sobre voos ainda estão guardadas no meu coração, e certas coincidências sempre me remetem ao que foi vivido.

Em Maio deste ano, minha sogra e eu estávamos organizando o Chá de Bebê da Isabela, minha filha, e começamos a discutir o tema. Seria flores? Hello Kitty? Moranguinho? Não… porque não pássaros? Já que o pai e a mãe da Isabela são como dois pássaros sempre voando por aí. Achei o tema ótimo. Mas, como seria feito?  Compraríamos figuras de pássaros? Ou, encheríamos a casa de passarinhos? (risos). E, surge então o acaso, a coincidência, ou melhor, o empurrãozinho do universo. Marilde, minha sogra, ao fazer uma pequena viagem ao Rio de Janeiro, encontrou uns enfeites feitos em origami, e pensou que poderíamos utilizá-los para a decoração do Chá de Bebê da Isabela. E, qual fora o origami encontrado por Marilde? O Tsuru.

Imediatamente me apaixonei pela ideia de confeccionar Tsurus para Isabela. Relembrei da história que havia vivido anos atrás naquele voo para Osaka, Japão. Como se ao receber aquele pequeno pássaro feito em papel por aquela senhora do pacote de biscoitos, estivesse ali depositado uma energia, ou um desejo, para que minha filha também fosse abençoada com o bem. Um desejo pela saúde dela, por sua felicidade, proteção e muito amor. E, foi nesse espírito de amor, que fiz muitos pássaros em papel, sempre pensando nela e em como estamos felizes com sua chegada. Acredito que minha jornada de viajante dos ares esteja em pausa agora, pois estou de licença maternidade. Mas, o universo me empurra para uma nova jornada, talvez a mais longa e mais linda de toda a minha vida.

 

IMG_7795

Os enfeites feitos em origami encontrados pela Vovó Marilde, decorando o Chá de Fraldas.

IMG_7799

Os Tsurus invadiram a casa da Vovó Marilde, local escolhido para a realização do Chá de Bebê da Isabela.

 

IMG_7581(1)

A Isabela já colorindo nosso mundo em cor de rosa.

7 thoughts on “A história do Tsuru

  1. Clarissa Pabst diz:

    Que lindo, Débora! Com certeza, a Isabela será muito abençoada e nascerá com muita saúde! E, com certeza, embarcaste na melhor e maior viagem da tua vida! beijos da mãe da Alice 😉

  2. Lucia diz:

    Lindo texto! Linda mamãe Débora e linda/bela Isabela! Não sei se já confeccione 1000, mas muitos tsurus já distribuí por aí. Até enfeite de Natal já fiz com eles. Três coisas do Japão me encantam: os tsurus, as cerejeiras e o quanto valorizam seus idosos. Por enquanto vejo tudo isso de fora, quem sabe um dia, verei tudo “de dentro”. Bjs e muitos tsurus pra vocês.

  3. Neusa Evaldt diz:

    Débora q história, linda como vc!!!!
    Nos tempos de Varig já tinhas está candura, tentar encantar nossos clientes, vejo q contínuas, fico feliz por isso, fazer o q se ama.Bjs pra vc e Isabela

    Ob:Com todo este amor q vc trata não só aos passageiros, mas a todos a sua volta, não precisa fazer 1000 tsurus,estas perdoada,rsrsrsrs

  4. Marilde Sievert diz:

    Minha querida e linda norinha. Logo, logo mamãe de nossa Isabela. Obrigada pela linda postagem. O carinho transborda em cada palavra e em cada tsuru. Nossa princesa escolheu muito bem: mamãe Débora e papai Gustavo. Gratidão eterna. Bjs da Marildinha

Deixe uma Resposta

